Na medicina temos muitos profissionais que acreditavam na espiritualidade e mediunidade nos homens e se dedicaram a estudá-la.
Dentre eles temos um Prêmio Nobel Charles Robert Richet (25/08/1850 – 04/12/1935) francês, fisiologista que inicialmente investigou uma variedade de assuntos, tais como a neuroquímica, digestão, respiração, termorregulação em homeotérmicos animais.
Ele ganhou o Prêmio Nobel em reconhecimento do seu trabalho em anafilaxia, em 1913. A anafilaxia é uma grave reação alérgica que é rápida no início e pode causar a morte. Ele normalmente provoca uma série de sintomas, incluindo uma erupção cutânea, inchaço da garganta, e pressão arterial baixa. As causas mais comuns incluem picadas de insetos / ferroadas, alimentos e medicamentos. Esta pesquisa ajudou a elucidar a febre do feno, asma e outras reações alérgicas a substâncias estranhas e explicou alguns casos previamente não compreendidos da intoxicação e morte súbita.
Ele também dedicou muitos anos para o estudo de fenômenos espíritas. Richet acreditava que a mediunidade podia ser explicada fisicamente devido à projeção externa de uma substância material (ectoplasma) do corpo do médium.
Outro expoente na área de medicina espiritual é Marlene Nobre, médica ginecologista e obstetra, espírita de berço, fundadora e presidente da AME – Associação Médico-Espírita Brasileira, hoje atua nas tarefas do Grupo Espírita Cairbar Schutel (GECS), do Lar do Alvorecer, da Folha Espírita, da AME-Brasil e Internacional.
O objetivo das AMEs pelo mundo afora é a construção da espiritualidade na Medicina. Como afirmou Marlene Nobre “Aos poucos, os preconceitos vão sendo vencidos e os novos conceitos passam a ser incorporados pela maioria das instituições de saúde, beneficiando, em muito, a vida no planeta. Mas é preciso paciência. E, sobretudo, tolerância e compreensão, porque, como dizia Einstein, é mais fácil quebrar um átomo do que um preconceito”.
Conhecemos no 6º. Encontro mundial de Magnetizadores Espíritas deste ano o médico Dezir Vêncio, especialista em nefrologia, professor em Clinica Médica da Universidade Federal de Goiás, vive-presidente da FEEGO – Federação Espírita do Estado de Goiás e palestrante espírita. Atua no Centro Espírita em Goiânia e tem feito palestras a muitos anos sobre Magnetismo, inclusive na AME-GO da qual é colaborador.
Tem apresentado palestras nos EMME – Encontro Mundial de Magnetizadores Espíritas constantemente sobre temas como Fibromialgia e Coerência Cardíaca, apresentado este ano.
A participação de profissionais da medicina nos trabalhos espíritas vem fortalecer os laços da religião e da ciência que estavam afastados, procurando fundamentar através da criação e realização de pesquisas e estudos os fenômenos acontecidos.
BIBLIOGRAFIA – Bibliografia de Charles Robert Richet – http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Robert_Richet; – Entrevista com Marlene Nobre – http://www.portalespiritualista.org/entrevistas/587-entrevista-com-marlene-nobre; – Devir Vêncio – http://medicinaespiritual.blogspot.com.br/2008/04/porque-o-magnetismo-dr-dezir-vencio.html; – AME Brasil – http://www.amebrasil.org.br/2011/.