Como construir um mundo melhor sem antes rever antigos conceitos de educação? Sem dúvida nenhuma esta pergunta encerra uma das importantes respostas.
Partindo do pressuposto que é dever da famÃlia educar; e da escola instruir. Então é responsabilidade de quem ensinar a criança a bem viver em sociedade, no lar, na escola ou com o próximo?
Sob esse ponto de vista o assunto deixa de ser visto de forma trivial e passa a chamar a devida atenção, em especial, nas áreas da pedagogia e psicologia infantil.
Com o passar dos séculos finalmente entendemos que o método de ensino/aprendizagem transmitido por Jesus, outorgaram a Ele o tÃtulo de Mestre dos Mestres, o maior lÃder e psicoterapeuta, psicólogo e pedagogo da história da humanidade.
Sua pedagogia ensina que a melhor forma de educar é através do amor incondicional ao próximo, pois, Ele veio em carne para nos ensinar como devemos nos comportar uns com os outro, afim de que a humanidade saÃsse da era primitiva, direcionando-se à era do amor divino.
Em outras palavras, compreenderemos com mais exatidão esses ensinamentos se compararmos o planeta terra como uma escola, onde as almas se matriculam buscando aperfeiçoamento; Assim, de forma análoga, o desenvolvimento do espÃrito através de vidas sucessivas é semelhante a um curso escolar com seus anos letivos, aonde alguns vem repetir disciplinas nas quais não lograram êxito, enquanto outros, retornam para se especializarem e partirem para uma atuação mais prática e de auxÃlio aos repetentes.
Pela lei da reencarnação temos a possibilidade de entender determinadas relações familiares e, desta forma, compreender por que pai e filho, irmão e irmã, avô e neto, nascem como adversários ferrenhos (por conta de vidas passadas) e neste caso a convivência cotidiana deve ser justamente a oportunidade de reconciliação e reajuste.
Também aqueles que nascerem em companhia de almas afins, reencarnando juntos para somar esforços no bem. Em ambas as situações o meio social em que estiverem inseridos, exerce influência sobre os espÃritos, bem como, tudo ao seu redor lhe serve de sugestão, de forma toda especial na tenra idade quando o eu ainda está em construção.
Desde o instante em que as programações de reencarne são comunicadas ao espÃrito – o que equivale a efetivação da matrÃcula neste educandário chamado terra – ele conhece seus professores e aos poucos vai se habituando com a diversidade de disciplinas , ministradas por educadores capacitados para cada nÃvel.
O mundo fÃsico pode, portanto, propiciar ao espÃrito matriculado, as condições necessárias para que a instrução e educação inerente ao seu grau evolutivo cheguem até ele na exata proporção.
A aspiração maior nesta escola da vida é alcançar a benevolência e perfeição do maior espÃrito já matriculado e que serviu e serve de modelo e guia para a humanidade não só como professor, mas que, com seu jeito simples e honesto de ser, instituiu a melhor forma de educar o ser espiritual, derramando sobre ele o amor e as bênçãos divinas.
Jesus demonstrou seu doutorado – embora quando encarnado apenas admitisse que o chamassem de Mestre por ser uma forma de tratamento que denotava respeito mútuo –, mas quando proferia seus sermões posicionava-se de forma humilde para que seu elevadÃssimo conhecimento não diminuÃsse seus educandos.
Assim, Ele propagou, através da lição dos evangelhos, que eduquem o espÃrito no sentido de aprender a se conhecer; e a conviver entre si como seres amorosos e amados, verdadeiros irmãos e filhos de Deus.
Jesus como Mestre foi um aprendiz completo, assim como nós somos mestres em potencial. E jamais nos esqueçamos de que Jesus sequer insinuou que absolutamente de tudo sabia – Preferia Ele colocar-se como um eterno aprendiz. E quanto a nós, simples centelha divina, não devemos esmorecer jamais, pois no alvorecer da eternidade chegaremos a ser Mestres um dia.
Por isso, falar de Jesus e, principalmente, vivenciar tal pedagogia com as crianças é o mesmo que fazer no solo a boa semeadura que faz germinar homens e mulheres de bem: e , é também a mais eficaz terapia para professores desesperançados e aflitos , que na maioria das vezes desconhecem a pedagogia curativa do Mestre, já que, em sua grande maioria, apenas se instruÃram e muito pouco se educaram para amar o que fazem.
Cristo é o modelo perfeito de Mestre e o maior pedagogo que a humanidade tem notÃcia, pois deu com seu exemplo e ensinamento, os princÃpios eternos da educação e conduta humana. Desta forma, todo espÃrito que buscar a prática da educação e da instrução deve exercer seus préstimos a favor da humanidade e ter Jesus na sua mais alta inspiração.
Toda a obra CrÃstica foi para esclarecer e demonstrar a força da educação, por isso Jesus ocupa em nosso educandário de almas , o lugar de melhor aluno , de melhor professor e de melhor humano que já tenha se matriculado.
Eduquemos nossas crianças com o auxÃlio da pedagogia do Mestre Jesus e aprendamos com elas a nos preparar para um mundo novo de não violência e de muita paz.
Bênçãos.